No segundo dia de protestos, jovens ocupam a Câmara de Araraquara

Em eco às manifestações que tomam conta do Brasil, araraquarenses interrompem sessão legislativa e usam a tribuna


/

Deivide Leme/Tribuna Impressa
Manifestantes em frente à Câmara, momentos antes de entrarem e ocuparem o plenário (Foto Deivide Leme/Tribuna Impressa)

“Ôôô, a revolução chegou.” Com essa frase e embalados por ensurdecedor apitaço, pelo menos 150 manifestantes levaram o segundo dia de protestos em Araraquara, ontem, para dentro da Câmara de Vereadores. Eles ocuparam o plenário, interrompendo o que prometia ser mais uma sessão tranquila.

FOTOS: Confira galeria de fotos da manifestação desta terça-feira

VÍDEO: veja vídeo do protesto

A maioria dos manifestantes era formada por jovens estudantes. Muitos menores de idade, que ainda estão começando ou nem começaram o exercício da democracia por meio do voto.

Em comum, a experiência inédita de ter contato e fazer parte de um movimento de mobilização nacional, que vem chacoalhando o Brasil. Situação vista, pela última vez, há 22 anos, quando os “caras pintadas” foram às ruas e conseguiram tirar do poder Fernando Collor de Mello.

“Nunca tinha pensado que iria participar de um movimento assim, mas estou achando o máximo. Os jovens estão engajados”, diz a estudante de 16 anos Bruna Benvindo da Silva Ferreira. Com a cara pintada. Apesar de a surpresa na Câmara ter sido geral, e o desconforto visível, os 18 vereadores permaneceram no plenário, observando o ato.

O presidente da Câmara, João Farias (PRB), precisou, várias vezes, pedir aos manifestantes que se organizassem e assistissem à sessão, para não interrompê-la.

Entre divergências de como o encaminhamento das questões seria feito, representantes do movimento Reage Araraquara tomaram a frente. O líder do movimento, Marcelo Bonholi, usou a tribuna para fazer críticas à Saúde do município e à CTA, empresa de transporte. Na sequência, foi a vez de Eleonora Ducerisier, que também faz parte do movimento, usar a tribuna.

“A pauta local de reivindicação é sobre o transporte público e saúde”, afirma o estudante Eduardo César Machado, 31. O diretor do Sismar, Marcelo Roldan, negou acusações de que o sindicato estaria “pegar carona” nos protestos para forçar uma pauta de interesses da entidade. “Não somos líderes. Apesar de sempre termos tentado e reforçado sobre a importância da mobilização”.

'São muitos anos de indignações reprimidas'

O cientista político Fábio Pacano, da Unesp, analisa os protestos e toda a corrente de apoio ao movimento como uma reação em cadeia de indignações reprimidas da população, principalmente das camadas que mais precisam. “Não se resolvem os problemas das escolas, dos hospitais, mas tem dinheiro para a Copa, e aí alguém ‘risca o pavio’”, exemplifica Pacano. “Pelo ritmo das negociações, se o Estado fosse uma empresa, já teria decretado falência. Hoje em dia, as redes sociais ajudam muito nessa mobilização”, continua ele. “Sou da geração dos caras pintadas, não tínhamos esse instrumento”, compara Pacano.

Confira no jornal 'Tribuna' a avaliação dos políticos sobre os protestos.


Comentário(s) - 17

Comentário

Gilberto

Publicado: 26/06/2013

Acho que seria injusto pedir melhoria ou menor preço para uma coisa que beneficia uma parte da População. Eu vou Trabalhar de Moto ou Bicicleta ou a pé, não uso transporte Público. Acho que devemos pedir melhoria em "EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, ETC..." e para que isso aconteça tem que ter dinheiro. Para onde está indo o dinheiro de nossos Impostos aqui em Araraquara? É neste ponto que acho que devemos bater... pra que 18 Vereadores? Porque R$8.000 de Salários e mais tantos outros gastos com gabinetes, altos salários com garçons, motoristas, Acessores que muitas vezes ganham são Familiares? Vereadores tem que fazer Viagens? Cursos de alguma coisa? TEMOS QUE ENCHUGAR A MÁQUINA ADMINISTRATIVA / GOVERNISTA... SÓ ASSIM VAI SOBRAR DINHEIRO PARA GASTAR NO QUE É NECESSÁRIO. Alguns termos que usei pode estar errado, mas a idéia e essa. VAMOS PARA AS RUAS...

Comentário

rose

Publicado: 19/06/2013

Araraquara deveria fazer igual as demais cidades e grandes metrópoles.....uma coisa de cada vez! Gente, a hora é do abuso com os preços das passagens e pelo serviço ruim se quiserem acrescentar, por favor, vamos brigar para o fim da corrupção e que os corruptos estejam na cadeia. Estamos sendo roubados e isso deveria ser o principal pedido da população juntamente com as passagens e mais ônibus a disposição. O importante foi ter começado, agora querer tudo ao mesmo tempo é burrice, cada qual com uma ideia vai acabar virando bagunça. Acho sim que deveríamos após conseguirmos esses dois pedidos, continuarmos a brigar por um Brasil melhor. E olha, deveríamos fazer como as demais cidades estão fazendo: nada de vandalismo e impedir que partidos políticos se aproveitem da manifestação, pois até agora ninguém fez nada a nosso favor. O problema é que querem fazer muita coisa junto e isso não é bom.....cada um lutando por uma coisa, melhor seria se todos lutássemos pelo mesmo pedido.

Comentário

Adriano

Publicado: 19/06/2013

Legal ver as pessoas se importando com essas questões, só que ainda não compreendi pq tem gente contra o leilão da CTA. Se lá já não tem mais espaço suficiente para a empresa, como alguém que é contra a venda do prédio (num bairro muito valorizado e que pode trazer um grande lucro) pode pedir por melhorias? Claro que ainda vão existir vários outros pontos para melhorar na empresa e na frota, mas esse parece ser um bom começo.

Comentário

ZENARO

Publicado: 19/06/2013

ESTÃO QUERENDO MUITA COISA AO MESMO TEMPO E NÃO IRÁ CHEGAR A NADA,ESSE MOVIMENTO ESTÁ MUITO DESORGANIZADO,FAÇA UMA META SER ATINGIDA , ESQUEÇA SÃO PAULO ELES BRIGAM POR SEUS INTERESSES,NÃO SOU CONTRA O MANIFESTO PACÍFICO,MAS ALGUNS ESTÃO DIZENDO QUE É SOBRE TRANSPORTE,MATO,RUAS ESBURACADAS,SAÚDE,ESTUDANTES QUERENDO MELHORIAS PARA SI,FAÇAM UMA DIRETRIZ EM QUE ÁREA ABORDAR, ESTE MOVIMENTO SE VÊ PELAS FOTOS QUE TRATA-SE EM 95% DE ESTUDANTES QUE GARANTO QUE A MAIORIA NEM SE RECORDA EM QUEM VOTOU,BOA PARTE ESTÁ NO MEIO SÓ PELO "BARULHO",UMA EMISSORA DE TV EM SÃO PAULO MOSTROU ONTEM UMA IDOSA DE 82 ANOS NO MOVIMENTO,QUAL É O INTERESSE DELA EM REDUÇÃO DA TARIFA ? SOBRE O TRANSPORTE EU JÁ MENCIONEI DIVERSAS VEZES, PASSA INTEGRALMENTE A PREFEITURA,COBRA NO IMPOSTO DIGAMOS DE 3 A 5 REAIS (É SÓ UMA VEZ AO ANO)A MAIS DE CADA MORADOR QUE IRÁ AJUDAR NO TRANSPORTE E NÃO TER O CUSTO OPERACIONAL INTEGRAL NA PASSAGEM.DESTA FORMA OS QUE NÃO UTILIZAM TAMBÉM CONTRIBUIRÁ E O VALOR PARA OS MORADORES SERIA INSIGNIFICANTE.

Comentário

Evelyn

Publicado: 19/06/2013

Que bom que muitos estão tirando os óculos escuros, que nos sufocaram por anos... Araraquara é vista como a cidade do Futuro, a "potência Econômica"... Temos dinheiro para investir no Aeroporto... Mas não temos dinheiro para Oferecer a população uma Saúde digna... Crianças em casa sem vagas em creches e Mães com renda minima sem poder Trabalhar... A C.T.A pensa que só "Elite" anda de ônibus... R$ 2,90... Ônibus lotados... passageiros em pé... Gestantes, Senhores de Idade e pessoas com criança de colo... Ficam horas agarrados ao banco para não cair... Até que algum passageiro faz uma "careta" e fala: - Senta Aqui!, Nossa um absurdo... O Grande problema é que a população se torna Mal Educada, pelo simples fato que trabalhou o Dia inteiro e quer por apenas alguns minutos descansar... Ou seja Todo Processo envolve Custo e Beneficio... A C.T.A é o custo.... Agora onde esta nosso Beneficio? Sera que a Empresa Troleibus que controla a cidade só esta preocupada com seu Lucro e Liquidez... ao invés de Ter como Objetivo Qualidade de Serviço... Cliente em primeiro Lugar!... Deixamos uma gestão da Prefeitura que estava Ligada a Educação e Saúde, pois o Ex Prefeito Edinho sobre valorizar essas Áreas sendo mais Humanista e passamos para uma Gestão de Progresso e Modernismo onde Semáforos e Lombadas são mais importantes do que limpar terrenos baldios que falta engolir as ruas... Daqui uns dias seremos "ponto Turístico" teremos qualquer tipo de fauna e Flora... "rato, Cobra, Escorpião, Jacaré... entre outros"...

Comentário

angelina

Publicado: 19/06/2013

Parabens aos jovens de Araraquara, por esta manifestação corajosa e pacifica!

Comentário

Professor Ricardo

Publicado: 19/06/2013

Vamos nos organizar hj para aumentar a manifestação pelo TRANSPORTE PÚBLICO de qualidade EDUCAÇÃO, SAÚDE, melhores salários para os servidores ? Quem topa?

Comentário

Transporte Justo

Publicado: 19/06/2013

Contra a venda do prédo do leilão do CTA, contra a alta da passagem de ônibus e contra o abandono generalizado da cidade.

Comentário

ANSELMO JÚNIOR

Publicado: 19/06/2013

OS GOVERNANTES JAMAIS SE PREOCUPARAM COM O TRANSPORTE PÚBLICO URBANO, COMO TAMBÉM JAMAIS CUIDARAM DA SAÚDE, DA SEGURANÇA, DA EDUCAÇÃO etc. A CTA NÃO É DIFERENTE DAS OUTRAS PRESTADORAS DE SERVIÇO QUE RECOLHEM TRIBUTOS E IMPOSTOS E OUTRAS OBRIGAÇÕES, SEM QUALQUER SUBSIDIO, SEM QUALQUER AUXÍLIO PARA O MELHORAMENTO DO SERVIÇO. POR OUTRO LADO, AS OBRIGAÇÕES SÃO CADA VEZ MAIORES E OS FUNCIONÁRIOS EXIGEM SALÁRIOS DIGNOS. OS IDOSOS, NÃO PAGAM. OS DEFICIENTES, NÃO PAGAM. OS ESTUDANTES, TEM DESCONTOS. NÃO HÁ EMPRESA QUE SOBREVIVA COM TANTAS OBRIGAÇÕES E NENHUM BENEFÍCIO.

Comentário

Fábio Henrique Romano

Publicado: 19/06/2013

Ninguém vai nos segurar! É só o começo! Queremos melhorias como um todo, vamos "brigar" por tudo o que achamos que deve ser melhorado! Não ficaremos limitados a brigar pela redução da tarifa, queremos saúde de boa qualidade, educação de boa qualidade, melhores condições pra todos brasileiros. Somos um dos países que mais arrecada com impostos e um dos que menos reverte isso em benefício pro povo, CHEGA DE OMISSÃO E COMODISMO! NINGUÉM SEGURA O POVO!

Comentário

Fábio Henrique Romano

Publicado: 19/06/2013

Ninguém vai nos segurar! É só o começo! Queremos melhorias como um todo, vamos "brigar" por tudo o que achamos que deve ser melhorado! Não ficaremos limitados a brigar pela redução da tarifa, queremos saúde de boa qualidade, educação de boa qualidade, melhores condições pra todos brasileiros. Somos um dos países que mais arrecada com impostos e um dos que menos reverte isso em benefício pro povo, CHEGA DE OMISSÃO E COMODISMO! NINGUÉM SEGURA O POVO!

Comentário

junior maiores

Publicado: 19/06/2013

Pois é, o Sr. Prefeito Municipal tem que rever seu secretariado, principalmente no que diz respeito ao social, A secretaria de assistência social não consegue alcançar famílias em situação de vulnerabilidade aquelas que realmente precisam, pois esta no comando de um político sem compromisso com a população, faltam políticas publicas em diversas áreas que afetam o povo diretamente

Comentário

JUNIOR

Publicado: 19/06/2013

PRECISAM OS VEREADORES DE ARARAQUARA: OUVIR MELHOR O POVO, SAIREM AS RUAS, VEREM BURACOS, CALÇADAS DEFORMADAS, PLACAS DE SINALIZAÇÃO ENCOBERTAS POR MATOS, MATOS NAS RUAS, LIXO AI O POVO TEM QUE AJUDAR , VISITAREM A PREFEITURA EM TODAS AS SUAS REPARTIÇÕES OUVIREM OS REPRESENTANTES DOS SERVIDORES DE CADA SETOR PARA SENTIREM A CARENCIA OU NÃO DOS SERVIÇOS, ENFIM FORAM ELEITOS PARA SÓ SE REUNIEREM AS TERÇAS FEIRAS E SÓ? CADE A FISCALIZAÇÃO SOBRE O EXCUTIVO COMO DISSEMOS EM SAUDE, EDUCAÇÃO A SEGURANÇA DA CIDADE, CADE AS VIATURAS DA GUARDA MUNICIPAL FISCALIZAÇÃO AS RUAS MOSTRANDO PRESENÇA E SEGURANÇA PARA O CIDADÃO QUE PAGA EM DIA SEUS IMPOSTOS? CADE VOCES VEREADORES? CADE?

Comentário

JUNIOR

Publicado: 19/06/2013

REALMENTE A CIDADE ESTA SUJA, MATO, PEDRAS, TERRENOS COM LIXO, CALÇADAS DANIFICADAS, MATERIAL DE CONSTRUÇÃO PELAS CALÇADAS, TRASNSPORTE PUBLICO PRECISA MELHORAR PRINCIPALMENTE COLOCAR COBERTURA EM PONTOS DE ONIBUS, O INTERIOR DOS ONIBUS, UM MELHOR SALARIOS PARA MOTORISTAS E COBRADORES ENFIM COLOCAR UM SERVIÇO A ALTURA DO TRABALHADOR QUE USA TODOS OS DIAS O TRANSPORTE PUBLICO , EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PUBLICOS PRECISA MELHORAR E MUITO OS SERVIDORES PRECISAM DE MELHOR SALARIO/VALE REFEIÇÃO ETC... PORQUE SEM SALARIOS A ALTURA NÃO CONSEGUEM SEQUER PAGAREM SEUS ESTUDO QUANTO MAIS SE ESPECIALIZAREM EM ALGO MELHOR, PRECISA ACABAR COM OS CARGOS DE CONFIANÇA, ALTERAR O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS E COLOCAR CONCURSO INTERNO NA PREFEITURA, SER PROMOVIDO PELA COMPETENCIA , CONHECIMENTO E NÃO PELA INDICAÇÃO ETC... É HORA DE MUDAR SENHORES ADMINISTRADORES DE ARARAQUARA O POVO ASSIM ENXERGA E VOCES? O QUE DIZEM?

Comentário

Luiziano Mendes

Publicado: 18/06/2013

Abaixo essa quadrilha que domina a Câmara e a Prefeitura. Impeachment já!!! Intervenção federal já em Araraquara!!!

Comentário

Fátima Cristina Lamano dos Santos

Publicado: 18/06/2013

eles estão certos temos que nos manifestar, não só Araraquara, estamos num País maravilhoso mas infelizmente mau cuidado, principalmente pelos políticos, sem segurança, sem saúde e sem educação onde vamos para a cidade está um abandono, mato alto na cidade toda asfalto precário, sábado passei pela rodovia que vai para Américo está uma vergonha, gostaria de saber onde vai os nossos impostos que são pagos corretamente, esses vereadores lembra da população na hora da eleição

Comentário

araraquarense

Publicado: 18/06/2013

As últimas noites acenam com um cenário imprevisível de mudanças profundas no país. Maus políticos municipais, estaduais e federais, tremam!


 


Saiba mais