Rudi Bauer e mais sete da chefia da Guarda Municipal são demitidos

Novo secretário de Segurança Pública já foi anunciado ontem; é José Antônio Spera

Entrevista coletiva desta sexta-feira, na Prefeitura: Eli Schiavi, Marcelo Barbieri, Coronel Spera e Nino Mengatti (Foto: Deivide Leme)

O caso das câmeras de segurança criou um verdadeiro efeito dominó dentro da Secretaria de Segurança de Araraquara.

Após a saída do então secretário da pasta, Eli Schiavi, que alegou ser por motivos de saúde, o coordenador da Guarda Municipal, tenente Rudi Bauer, e o coordenador da Central de Monitoramento, Alexandre Pomponi, também deixaram os cargos.

Além deles, outros sete gestores — Carlos Augusto de Oliveira Morim, Marco Luís Paschoal, Danilo João de Oliveira Soler, Paulo César Gotardo Rodrigues, João Antonio Nunes Siqueira, Sandro Domingos do Amaral e Juliana Zaccaro — foram exonerados e perderam os cargos. Eles voltam a atuar como guardas na corporação.
“Eles saíram para que o novo secretário forme sua equipe. Minha saúde já estava prejudicada, depois desse caso ela piorou. Por isso, optei por sair da secretaria”, diz Eli Schiavi.

Novo secretário

O coronel José Antônio Spera foi anunciado como o novo secretário de Segurança Pública. Foi ele quem implantou o sistema de monitoramento de Araraquara em 2010, quando exercia o cargo de secretario da pasta.

“Este final de semana, passarei estudando e pensando os guardas que estarão operando o sistema. Vamos realizar as mudanças necessárias e punir o responsável pelas gravações”, diz.
Ainda segundo ele, a imagem da guarda esta “arranhada”. “Queremos recuperá-la, afinal, a maioria é de pessoas de bem, que não podem ser punidas pela atitude de dois ou três”, afirma Spera.

Durante coletiva à imprensa, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) anunciou os membros da comissão de investigação. Será presidida pelo procurador Jeriel Biasioli e terá Ana Carolina Fernandes Leão Marques da Silva como primeiro membro e Edson Adalberto Alves como segundo membro. “Confiamos na boa conduta desses profissionais [guardas] e agora percebemos que fomos traídos. Por isso faremos mudanças na maneira de operar da Central”, comenta Barbieri. O vídeo para dar inicio às investigações foi entregue no final da tarde de ontem.

Invasão de privacidade pode gerar processo contra o poder público de Araraquara

As imagens divulgadas esta semana pela imprensa local e até nacional podem gerar processo criminal contra o poder público. De acordo com o advogado Tiago Romano, se a pessoa que tiver sua imagem exposta e se sentir prejudicada por isso, ela pode procurar a Justiça e denunciar.

“Nesse caso, a responsabilidade é sempre do órgão publico, pois ele é responsável pelo serviço prestado. Ele responderá tanto no âmbito civil como criminal”, ressalta.

Tiago explica ainda que as câmeras são importantes para a segurança do município, mas não podem invadir a privacidade das pessoas.

Quando a pessoa sai na via pública, ela sabe que esta sendo observada por câmeras e pela população em volta. “Você não pode fazer o uso indevido do equipamento que esta operando, isso é inerente à função publica. É por isso que o fato deve ser apurado, para saber o que realmente houve de irregular”, finaliza o advogado. (atualizado neste sábado, às 8h30)

Leia também:

Secretário de Segurança pede afastamento
Câmeras de segurança 'esquecem' bandidos e focam em decotes


PUBLICIDADE

Comentário(s) - 16

Comentário

Gustavo

Publicado: 16/12/2013

Respondendo aos Srs. Wilson de Castro e José Carlos. Política é um assunto bem complicado, voces tem total razão quando a crítica é voltada para os assuntos que de fato nós enfrentamos problemas gravíssimos, como a SAÚDE que a meu ver é a prioridade máxima na cidade. Realmente, é o extremo da incompetência quando deixam uma pessoa morrer numa unidade de saúde por falta de atendimento adequado. Em relação aos demais problemas que voces mencionaram, logicamente preocupam, só que a meu ver, não é exlusividade do governo atual pois tivemos os mesmos problemas nos outros governos, como por exemplo os buracos nas ruas... ou vão dizer que já dirigimos sobre "tapetes" em outras épocas? Quanto a questão do desenvolvimento e economia, nem vou entrar em detalhes sobre números de empreendimentos diversos; mas para voces não significa nada a vinda da Randon? A criação do porto-seco também não significa nada? O terminal do aeroporto não significa nada? A iminência da instalação de uma Fatec não significa nada? A subestação de energia de Araraquara não significa nada? Quanto ao fato da JBF não vir mais, me desculpem, mas não foi culpa do município e sim uma decisão exclusiva da empresa em não atuar no PAÍS (como bons leitores, voces devem ter visto)... E finalizando... no comentário anterior, minha intenção foi dizer especificamente que a questão dos GM foi um ato de irresponsabilidade praticado pelos mesmos, cada um é responsável por seus atos seja no setor público ou numa empresa privada... tem que apurar e punir, o que está sendo feito... Mas é isso, o que vale aqui é o debate em prol da cidade, democraticamente.

Comentário

Elizaine C. Schitini

Publicado: 16/12/2013

Parabéns a Guarda Municipal por ter de volta o tão respeitado e integro Coronel Spera, pois, agora ela estará em boas mãos.

Comentário

Wilson de Castro Junior

Publicado: 15/12/2013

Sr. Gustavo... Onde estão os avanços da economia e o desenvolvimento de nossa cidade que o Sr. escreve que vê? Será que estão nos mesmos buracos de mais de 20 anos, ou estão nas péssimas escolas e na precariedade da saúde do município? Estariam na falta de segurança, nos escândalos das secretarias municipais ou nas contas a pagar que estão em atraso faz tempo? Será que estariam na falta de funcionários em determinados setores públicos ou estariam nas árvores cheias de cupins que ninguém faz nada? Estariam no excelente sistema de câmeras do nosso "big brother" tupiniquim ou estariam na falta de leitos e nas filas de nossa Santa Casa? Para onde vai todo esse "desenvolvimento e essa economia se eu continuo pagando caro para estudar meus filhos, continuo pagando caro o plano de saúde, continuo pagando caro o seguro do meu carro e da minha casa. Quem está realmente se beneficiando de todo esse desenvolvimento e dessa economia que o senhor escreve? Para refletir Sr. Gustavo.

Comentário

José Carlos

Publicado: 15/12/2013

Gustavo, onde está esse tamanho avanço em economia e desenvolvimento a q vc se referiu? O que se ve em grandes proporções, é o desmanzelo com a cidade, desta que é de longe a pior administração que a cidade ja teve. Isso é fato. A cidade e as praças tomadas pelo mato, buracos aos milhares nas ruas, a saúde nunca esteve tão péssima como agora, pessoas morrendo na upa como se nunca tinha visto antes, inclusive eu perdi minha mãe lá, escândalos um atrás do outro, caso Fungota, caso das câmeras de monitoramento, caso Fundart, tentativa alucinada de mudar o regime dos servidores de celetista pra estatutário, isso contra a vontade dos servidores, caso Napeloso, fazendo com q a cidade perdesse a verba repassada pelo governo federal, nunca Araraquara esteve em evidência nas manchetes nacionais como está sendo agora, e o pior, negativamente. E aquela estória da tal fábrica q aguçou mta gente, e no final... deram linha na pipa... Então me fala onde está tendo esse tanto de avanço em economia e desenvolvimento? Só se for assim.. economizando nos investimentos necessários, e vendo o desenvolvimento de buracos, matos, problemas em cima de problemas...Então é isso... Contra fatos, não há argumentos. Basta uma voltinha pela cidade e meia hora de conversa com os moradores, que vc vê o q tá aí na cara de todo mundo, o descontentamento.

Comentário

wilson victorio

Publicado: 15/12/2013

Eu sou de Araraquara, estou fora da cidade a mais de 25 anos, Araraquara cresceu muito e agora tem problemas de cidade grande. Trabalho em Duque de Caxias-RJ e não é mais novidade este tipo de escandalo envolvendo segurança publica através deste modal de vigilância. Dinheiro publico jogado fora, cabide de emprego politico, tanto aqui no Rio de Janeiro, como em Salvador, e Porto Alegre estes escandalos só serviram para noticias na Internet e burburinhos politicos, mas farra continua. Sou contra este tipo de vigilância.

Comentário

Eduardo

Publicado: 15/12/2013

Imagina agora se essa mulherada se sentir constrangida e humilhada. haja dinheiro do povo para pagar INDENIZAÇOES...MEU DEUS COMO O POVO PAGA ATÉ PELA INCOMPETENCIA DOS OUTROS...

Comentário

EDSON TIBURCIO DE OLIVEIRA

Publicado: 15/12/2013

SR PREFEITO MARCELO BARBIERI, QUE FIASCO A SUA ADMINISTRAÇÃO..... PREFEITO, SE O SENHOR NÃO ABRIR OS OLHOS O SENHOR NÃO SERÁ MAIS ELEITO NEM PARA LÍDER DE BAIRRO. FICO MUITO DECEPCIONADO POR O SENHOR SER TÃO QUALIFICADO E GRADUADO E CAUSAR ESTA TRAGÉDIA EM ARARAQUARA: PREFEITO, CONTRATE UMA EMPRESA DE ASSESSORIA PARA QUE SEJA APONTADO AS FALHAS EM VOSSA ADMINISTRAÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL ANTES QUE SEJA TARDE.

Comentário

Gustavo

Publicado: 14/12/2013

Pedro, assim como o senhor, também sou araraquarense e nunca vi nossa cidade avançar tanto na economia e desenvolvimento. Não é a função do prefeito ficar fiscalizando as 24h o trabalho dos GM em suas salas de monitoramento de câmeras. Como o senhor deve ter acompanhado, as providências já foram tomadas pelo prefeito, ou seja, a troca do comando e consequente exoneração e punição dos envolvidos... NÃO SEJA INJUSTO E OPORTUNISTA...

Comentário

Daniela

Publicado: 14/12/2013

Creio que se estivesse nas mãos da Polícia Militar não seria diferente.......é q muita das coisas q a Polícia faz não é divulgada é só sair na rua depois das 00:00hs e vc poderá constatar q não se vê viaturas da Polícia......para vereadora Gabriela Palombo como já dito acima ela vai passar o Natal mais aliviada pois os holofotes saíram de cima dela isso esta cheirando briga partidária ...

Comentário

alexandre

Publicado: 14/12/2013

Eu acho que a prefeitura deve investir na compra daquelas arminhas que atiram feijão para equipar os "soldadinhos de chumbo".

Comentário

Antonio

Publicado: 14/12/2013

A Gabriela Palombo denuncia as coisas, que não são apuradas até o final com condenação dos envolvidos (se preciso), mas ela é processada e condenada ? ... Acho que perdi o fio da meada na parte em que ela quer sair dos holofotes!.. rs Sou apartidário, sou povo, mas está difícil digerir...

Comentário

ferbronk

Publicado: 14/12/2013

Quer Dizer que fazer sexo em praça publica e ser flagrado pelas câmeras é invasão de privacidade ? Vocês são todos loucos ! Parem de acreditar naquilo que a imprensa mostra, pois é tudo politicagem, partidos da esquerda contra partidos da direita, nada mais que isso e quem paga é a população ?

Comentário

Paulo Sergio Sgobbi

Publicado: 14/12/2013

É necessária uma rápida punição aos envolvidos, pois somente assim haverá uma tentativa de recuperação da imagem "arranhada". O debate também tem que acontecer sobre a responsabilidade pelo monitoramento, creio que a Policia Militar esta melhor preparada para fazer este trabalho, há alguma dúvida?

Comentário

pedro

Publicado: 13/12/2013

Sou araraquarense, nascido e criado aqui a 51 anos, e nunca vi tantos escandalos iguais a estes do governo do Sr.Marcelo Barbieri.Já não bastasse a pessíma administração, onde promete fabricas que não aparecem, buracos por toda a cidade, mato alto em toda a cidade inclusive nas escolas, vcs da tribuna não publicam o que eu assinante de vcs comenta em quase todos os artigos, mais tudo bem, eu só comento e pago a ssinatura do jornal, deve ser por este motivo, mais tudo bem, vou cancelar minha assinatura, pois se não sou digno de meus comentários, não vou mais dar dinheiro a vcs,

Comentário

Marcos Felix

Publicado: 13/12/2013

Gabriela Palombo aliviada por tirar os holofotes de cima do escândalo dela com este outro escândalo. Ufa...!

Comentário

mauro

Publicado: 13/12/2013

mais uma vez esses jornalistas se apegam em degotes e bumbuns é que a saude de arararaquara esta boa né a segurança a esducação os vereadores sao idoneos né e voceis veem fazer estardalhaço com degotes tomam vergonha na cara a cidade tem coisas mais importantes voceis que falam dos grandes jornais agora querem ver coisas banais me poupe deste comentarios .


 


Saiba mais