• Araraquara.com - O maior e melhor portal de informações e serviços da cidade e região

Comentário(s) - 1

Aplicativo permite checar situação de veículos roubados ou clonados

Tanto no site como no celular, é possível conferir se um carro furtado já foi encontrado apenas com a placa e um clique

15/01/2014 - 03:00

Araraquara.com - Paula dos Santos

Alterar o tamanho da letra A+A-

Para facilitar o acesso à informação sobre veículos furtados, roubados e clonados, o Ministério da Justiça criou o Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública).

Tanto pelo site quanto pelo aplicativo para celular Sinesp Cidadão, é possível verificar a situação de um veículo só pelo número da placa. O site é o www.sinesp.gov.br. Para baixar o aplicativo, basta digitar Sinesp Cidadão no Google Play ou na Apple Store. No ano passado, 381 veículos foram furtados ou roubados em Araraquara. Deste total, 226 foram recuperados. Em 2012, foram mais 400 vítimas que perderam os veículos.

Fácil e rápido
Se você pretende comprar um carro, por exemplo, pode checar se ele já foi roubado ou se a placa foi clonada. Quem tiver o veículo furtado não precisa mais ir à delegacia ou fazer uma ligação sempre que quiser informações. Basta digitar a placa e clicar no botão “checar situação”, tanto no site, em qualquer computador, ou pelo aplicativo no celular.

Base de dados
Segundo o comandante interino do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, major Nilsen Derwood Mills Júnior, é possível consultar os veículos cadastrados na base nacional do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). “O comando da Polícia Militar orienta que, em caso em furto, roubo ou clonagem de placas, o cidadão deve entrar em contato com a PM por meio do telefone 190”, afirma. 

Aplicativo também pode ajudar a PM
Além de facilitar a informação para as vítimas de veículos furtados, roubados ou clonados, o aplicativo Sinesp Cidadão também pode ajudar a Polícia Militar.

“Se uma pessoa vê um carro abandonado ou em local suspeito e desconfia que tem algo errado, pode pegar a placa e checar rapidamente pelo aplicativo se está tudo certo. Se for um carro roubado, por exemplo, é só ligar no 190, passar a localização e isso facilitará muito na recuperação”, explica o capitão Luís Roberto Moreira Filho, da PM de Araraquara. “Nós precisamos de informações. Como a base de dados é nacional, vai ajudar muito”, completa.
 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Google
  • Yahoo
  • Windows
  • Digg