• Araraquara.com - O maior e melhor portal de informações e serviços da cidade e região

Comentário(s) - 0

Comércio noturno espera 22 mil pessoas; veja como ir às compras

Em horário especial, lojas funcionam das 9h às 22h até o dia 23 deste mês; expectativa é de vendas 4% superiores às de 2012

06/12/2013 - 09:33

Araraquara.com - Paula dos Santos

Alterar o tamanho da letra A+A-

Deivide Leme/Tribuna Impressa
Comércio de Araraquara tem horário especial durante período que antecede as festas de Natal (Foto Deivide Leme/Tribuna Impressa)

Uma Arena da Fonte cheinha. É esse o volume de pessoas que o comércio de Araraquara aposta que vai ao Centro hoje, no primeiro dia de horário de comércio estendido.

Até o dia 23 deste mês, as lojas abrem às 9h e fecham às 22h. Aos sábados, o horário é das 9h às 17h. A estimativa do setor comercial é de receber entre 20 e 22 mil pessoas hoje, é algo em torno de 10% da população da cidade.

Araraquara é o centro de compras na microrregião, que concentra cerca de 500 mil habitantes. O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara) espera um aumento de 25% no movimento de pessoas em relação a dias comuns. “Comparando ao Natal do ano passado, esperamos um crescimento de 4% nas vendas”, avalia Antônio Deliza Neto, presidente do sindicato.

Segundo Deliza, o horário de pico no comércio deve ser entre 18h e 20h. “Estamos torcendo para a chuva não atrapalhar as compras”, diz. (leia mais na página A5)

Horário muda

O comércio fica aberto até a véspera de Natal. No dia 24, o horário é diferente: abre às 9h e fecha às 18h. Depois, abre no dia 26 — das 13h às 18h — e só fecha novamente nos dois primeiros dias de janeiro de 2014. A ajudante de cozinha Eliana Praxedes, de 37 anos, está animada com o horário novo. “Para a gente que trabalha o dia, todo é muito bom”, diz. A vendedora Thaisi da Silva Sena, 21, gosta desta época para passear no Centro à noite. “Dar uma volta e comer um milho verde é muito bom”, afirma. 

Segurança é intensificada à noite

Para evitar assaltos e tumultos, a Guarda Municipal intensificará o patrulhamento ao redor do comércio à noite. “Não só no Centro, mas em outros corredores comerciais, como a avenida 7 de Setembro, avenida Vaz Filho e alameda Paulista. Vamos ficar na praça Santa Cruz também”, explica Rudi Bauer, tenente da Guarda.

Como a rua Nove de Julho (rua 2) ficará fechada para o trânsito à noite até o dia 23, as pessoas podem passear livremente pela via e olhar as vitrines.”

“É comum que o pessoal fique mais distraído quando está passeando ou fazendo compras, mas é importante que todo mundo fique atento, até porque estará muito lotado e a chance de roubos e furtos aumenta.”

Bauer orienta ainda que as pessoas evitem sair de casa com dinheiro, tomem cuidado na hora de abrir a bolsa e não guardem a carteira no bolso de trás da calça. “É preciso um cuidado especial com os celulares também, já que são pequenos e fáceis de revender”, finaliza.
 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Google
  • Yahoo
  • Windows
  • Digg
Participe
Participe AraraquaraCurta nossa Fan PageSiga nosso Twitter

Edição Digital

Edição Online